A importância da terapia online para famílias de crianças neuroatípicas

A imagem mostra pai, mãe e dois meninos, representando uma família com crianças neuroatípicas.

Entenda o papel da terapia na garantia do bem-estar e saúde mental de pais de crianças autistas, com TDAH e outras condições neurológicas

Em 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa se comunicar, interagir socialmente e processar informações de forma típica.

A condição é conhecida como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois engloba uma ampla gama de sintomas, habilidades e níveis de funcionalidade. Ou seja, as características do autismo podem variar muito de uma pessoa para outra.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem dificuldades na comunicação verbal e não verbal, problemas em compreender e expressar emoções, padrões repetitivos de comportamento, interesses restritos e sensibilidade sensorial aumentada ou diminuída.

O autismo é uma condição vitalícia e não tem cura, mas intervenções precoces e abordagens terapêuticas podem ajudar a melhorar as habilidades de comunicação, interação social e qualidade de vida das pessoas com autismo.

É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim uma característica neurológica que influencia a maneira como uma pessoa percebe e interage com o mundo ao seu redor.

Uma questão importante a ser levantada sobre famílias com crianças neuroatípicas é que, enquanto existe uma concentração de cuidados em torno dos filhos, em muitos casos, os familiares diretos e cuidadores, como pai, mãe e avós, não contam com acompanhamento psicológico e emocional.

A terapia online para as famílias é fundamental, pois ajuda os pais a entenderem e aceitarem a condição dos filhos, enquanto cuidam de sua própria saúde mental e bem-estar.  

Ou seja, o suporte psicológico e a terapia online costumam contribuir muito para familiares de crianças que possuem transtornos emocionais, comportamentais e cognitivos.

O que são crianças neuroatípicas?

“Neuroatípico” é um termo geralmente usado para descrever pessoas cujo funcionamento cognitivo, comportamental e emocional difere do que é considerado típico dentro da população.

Isso pode incluir pessoas com condições como autismo, Síndrome de Down, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome de Tourette, entre outras.

Portanto, crianças neuroatípicas são aquelas que possuem diferenças significativas em seu desenvolvimento neurológico, em comparação com a média da população.

Essas diferenças podem afetar a maneira como elas aprendem, se comportam, se comunicam e interagem com os outros.

É importante entender que o termo “neuroatípico” enfatiza a diversidade do funcionamento cerebral e destaca a importância de reconhecer e respeitar as necessidades e habilidades únicas de cada indivíduo, independentemente de estarem dentro ou fora do espectro da neuroatipicidade.

É neste ponto que a terapia online para familiares de autistas e outras crianças neuroatípicas é importante: as sessões ajudam a trabalhar a aceitação das características, limitações, tratamento e singularidades das crianças.

Como funciona a terapia online para familiares de crianças neuroatípicas?

A terapia online proporciona aos familiares um espaço para aprender mais sobre as condições neuroatípicas, incluindo suas causas, sintomas, estratégias de manejo e tratamentos disponíveis.

Isso ajuda os familiares a compreenderem melhor as necessidades de seus entes queridos e a desenvolverem habilidades para lidar com os desafios associados às condições neurológicas, que costumam ser inúmeros e com impacto na dinâmica do lar.

Os psicólogos especializados que atendem na plataforma da Unolife, por exemplo, podem auxiliar os familiares no desenvolvimento de estratégias eficazes para lidar com o estresse, a ansiedade e outras emoções relacionadas ao cuidado de um neuroatípico.

Neste contexto, será importante aprender a estabelecer limites saudáveis, praticar a autorreflexão e encontrar maneiras positivas de lidar com as dificuldades cotidianas.

É fundamental criar também uma maneira de comunicação para fortalecer os relacionamentos familiares, para que todos possam expressar suas preocupações, emoções e necessidades de maneira construtiva.

Assim, com uma dinâmica familiar mais saudável e solidária, ninguém se sente sobrecarregado com as tarefas que envolvem os cuidados com autistas e neuroatípicos.

Por que fazer terapia online?

A terapia online oferece um espaço seguro para compartilhar experiências, encontrar apoio emocional e falar abertamente sobre suas emoções, preocupações e desafios diários.  

É muito comum o terapeuta online indicar que os pais participem de grupos e comunidades com outros familiares que estejam passando pela mesma situação.

Nestes encontros, as pessoas conseguem trocar experiências e se sentir acolhidas.

Isso pode ajudar a reduzir o estigma e o sentimento de isolamento que muitas vezes acompanham o cuidado de uma pessoa neuroatípica.

Ao aprender a lidar melhor com os desafios associados ao cuidado de um neuroatípico, incluindo o autismo, os familiares conseguem experimentar uma melhoria significativa em sua própria qualidade de vida.

Eles podem sentir mais confiança, resiliência e satisfação em seus relacionamentos, algo que é percebido logo nas primeiras sessões.

Quais são as características principais do Autismo, TDAH, TAG e TAB?

Provavelmente, quando você e sua família chegarem à primeira sessão de terapia online já estarão bastante informados e, certamente, familiarizados com muitos termos e características das crianças neuroatípicas.

Os familiares que procuram a terapia online já estão com laudo prévio ou fechado e, quem passou por isso, sabe que é um processo até que uma equipe de saúde multidisciplinar chegue a um resultado sobre a neuropatia que a criança apresenta.

Mesmo assim, é importante aproveitar este espaço para relembrar quais são as características dos principais quadros e transtornos neuroatípicos atualmente.

Autismo (Transtorno do Espectro do Autismo – TEA)

  • Dificuldades na comunicação verbal e não verbal;
  • Dificuldades na interação social e no entendimento das emoções dos outros;
  • Comportamentos repetitivos ou estereotipados, como movimentos corporais repetitivos ou fixação em padrões específicos de interesse;
  • Sensibilidade sensorial aumentada ou diminuída, o que pode resultar em reações intensas a estímulos sensoriais como luzes, sons ou texturas;
  • Algumas pessoas com autismo podem ter habilidades excepcionais em áreas específicas, como matemática ou música.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

  • Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou manter o foco em tarefas;
  • Hiperatividade, que pode se manifestar como inquietação, dificuldade em permanecer sentado ou agitação constante;
  • Impulsividade, incluindo ações sem pensar nas consequências;
  • Dificuldade em organizar tarefas ou seguir instruções;
  • Pode variar de predominância de sintomas de desatenção, predominância de sintomas de hiperatividade-impulsividade ou uma combinação dos dois.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

  • Preocupação excessiva e persistente sobre uma variedade de eventos ou atividades;
  • Dificuldade em controlar a preocupação, mesmo quando há poucos motivos para se preocupar;
  • Sintomas físicos, como tensão muscular, fadiga, problemas de sono ou irritabilidade;
  • Dificuldade em relaxar ou se concentrar devido à ansiedade constante.

Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social

  • Medo intenso de situações sociais ou de ser julgado negativamente por outros;
  • Desconforto extremo em situações sociais;
  • Preocupação excessiva com o julgamento dos outros e com a possibilidade de constrangimento ou humilhação;
  • Sintomas físicos, como rubor, suor excessivo, tremores ou dificuldade em falar;
  • Pode interferir significativamente na vida social, acadêmica ou profissional da pessoa.

Como uma família de crianças neuroatípicas pode ter qualidade de vida?

Os familiares de pessoas com autismo e neuroatípicas podem melhorar notoriamente a qualidade de vida.

Nas sessões de terapia online para familiares de autistas, é possível aprender o máximo possível sobre a condição de seu filho. Quanto mais você entender sobre as necessidades específicas dele, mais capaz será de fornecer o apoio adequado para ajudá-lo a alcançar seu potencial máximo.

A terapia online, em muitos casos, oferece o cuidado para aquele que cuida!

Além disso, o processo terapêutico é importante para que você aceite seu filho e celebre suas realizações, independentemente das dificuldades que vocês possam enfrentar.

Como lidar com o autismo na família?

O primeiro passo é a aceitação e a busca de atendimento especializado de uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

O segundo passo é encorajar seu filho, sempre. Mantenha linhas abertas de comunicação dentro da família e se coloque de forma proativa para contribuir com o desenvolvimento da criança.

As sessões de terapia para a família mostram que é importante expressar seus sentimentos, preocupações e necessidades.

Crie rotinas consistentes e uma estrutura no dia a dia, pois isso ajuda a criança a se sentir mais segura e confortável.

Reserve um tempo para cuidar de si mesmo e para cuidar dos relacionamentos dentro da família, como realizar atividades individuais que proporcionem relaxamento e bem-estar.

Terapia online na Unolife para cuidar de si e do outro

A terapia online para familiares de crianças neuroatípicas, como autismo e outros transtornos, é muito prática, uma vez que os parentes próximos já vivem uma rotina repleta de terapias que exigem deslocamento.

Vale ressaltar que só ficamos prontos para cuidar de outra pessoa quando estamos bem, e isso exige atenção, autocuidado e momentos reservados para tratar da saúde física e mental.

Embora, como pais e responsáveis, estejamos sempre à disposição, dedicando-nos com o maior amor do mundo, o amor próprio é a base que dá sustentação para continuar empenhado no tratamento de um filho com uma neuropatia.

Essa é uma tarefa que exige muito psicologicamente, fisicamente e, até mesmo, financeiramente.

Por isso, reserve um horário para fazer sua terapia online na Unolife, uma plataforma com sessões que custam a partir de R$ 79,99. Saiba mais!

Como você deseja acessar a Unolife?